Se na vida ter experiência é uma qualidade e garantia de sucesso, então usar um vestido de noiva usado, com experiência, no dia do casamento só pode ser um bom presságio.
Fomos à procura de uma noiva que tenha tomado esta opção e encontrámos a Kelly. Não sabemos se foi isto que Kelly pensou no momento em que decidiu escolher um vestido de noiva em segunda mão mas a verdade é que se se bem pensou melhor o fez. O processo não foi linear, enfrentou algumas dificuldades, especialmente o preconceito, como a própria testemunha:
Lamentavelmente naquele ano encontravam-se poucas opções, e, deparei-me com imensos preconceitos com o conceito de usar um vestido usado por outras pessoas.
Esperariamos que as mentalidades tivessem mudado, mas infelizmente pouco mudou, relata, desde que casou. Foi também por isso, para ajudar a mudar consciências, que concordou que partilhássemos o seu testemunho:
Mesmo 3 anos após a minha experiência, em conversa com futuras noivas deparei-me com o mesmo preconceito.
Os motivos de Kelly para tomar esta decisão não foram tanto a impossibilidade económica de comprar o vestido de noiva que desejava mas a racionalidade da decisão e as portas que isso abria noutros campos:
O que me motivou a procurar um vestido em segunda mão, não foi falta de dinheiro, embora valorize onde gasto o meu, mas sim o conceito geral da rentabilização de recursos. E porque não usar um vestido que inicialmente estaria acima do meu budget, mas que comprando usado e por menos de metade do preço, se torna possível? Se fazemos isso com casas, com carros, com bolsas e com sofás e camas em que nós vamos deitar nelas!?!?
Não me vou arrepender de comprar um vestido de noiva usado?
Na minha opinião, devemos sentir-nos lindas, mas se despendemos demasiado num vestido como ficam os restantes aspectos, como cabelo e make? É que o que fica para a posteridade são as fotografias.
O que a minha modista fez com aquele vestido foi espetacular. Comprei um vestido […] por menos de metade do preço, e que gostava a 85% e fiz alterações nele para ficar satisfeita a 100%.
Na realidade o vestido de noiva é a peça de vestuário que, por definição, apenas é usada uma vez. Assim, é um enorme desperdicio deixá-lo no roupeiro, acrescentamos nós.
Claro está que há um lado sentimental e, muitas de nós, querem guardar o vestido pela sua importância. Mas também há por seu lado quem tenha mais desapego e queira dar nova vida e novas oportunidades ao seu vestido e libertar espaço no roupeiro.
Para quem compra um vestido de noiva usado pode ser uma óptima oportunidade. Para quem vende um bom negócio. A cereja no topo do bolo, evita-se um enorme desperdicio com evidentes beneficios ambientais.