Em conjunto com a máquina que dobra a roupa este é talvez um dos maiores sonhos dos donos e donas de casa. As máquina intermináveis, pendurar a roupa a secar, tirar a roupa da corda, enfim, tarefas que consomem tempo no dia-a-dia e nos consomem.
Foi para resolver este problema que uma equipa de investigação Australiana começou a desenvolver roupas que se lavam sozinhas. O sistema é baseado em nanotecnologia e, básicamente, consistiu em criar estruturas de forma simples e económica que agregadas no tecido degradam a matéria orgânica quando expostas à luz. Por outras palavras, a sujidade desaparece quando se coloca a roupa ao sol ou sob a luz directa de uma lâmpada, por exemplo.
A ideia é complexa, mas o conceito e funcionamento é suficientemente simples. O que acontece é que quando deixar cair, por exemplo, um pouco de ketchup sobre a sua roupa estas nano-estruturas entram logo em acção. Se expostas ao sol ou a outra fonte de luz estas nano-estruturas são energizadas e começam de imediato a desfazer a nódoa.
Apesar do processo ser simples e económico o desafio agora é tornar a escala indústrial e começar a aplicar esta tecnologia na indústria têxtil.
Esta solução para além da vantagem evidente de poupar tempo promete também poupar água e evitar que litros e litros de detergente acabem nos nossos esgotos com a necessidade de tratamento. É portantanto uma solução amiga do ambiente.
Por mim estou ansiosamente à espera!!! Podia ser para ontem!