Roupeiro cápsula, como escolher 30 peças de roupa

O que é um roupeiro cápsula

Um roupeiro cápsula ou guarda-roupa cápsula é uma abordagem minimalista para roupas e moda que envolve a seleção de um número pequeno de peças de roupa versáteis, de alta qualidade e atemporais que podem ser combinadas para criar uma variedade de looks. A ideia é possuir menos roupas, mas usá-las mais vezes e de maneiras diferentes, com o objetivo de criar um roupeiro mais sustentável e eco-friendly. Os roupeiro cápsula geralmente consistem em cerca de 30-40 peças de roupa, incluindo tops, bottoms, vestidos, casacos e sapatos. Os itens específicos podem variar dependendo do estilo pessoal, estilo de vida e clima, mas o foco está na qualidade em vez da quantidade e no investimento em peças que durarão. O conceito foi popularizado na década de 1970 por uma proprietária de boutique em Londres chamada Susie Faux e ganhou popularidade renovada nos últimos anos, à medida que as pessoas buscam simplificar suas vidas e reduzir sua pegada ambiental. Read more

  • 0

Como lavar roupa delicada sem estragar a festa

Lavar roupa pode ser uma tarefa aborrecida, mas lavar roupa delicada pode ser um verdadeiro pesadelo! É por isso que estamos aqui para ajudar com algumas dicas divertidas e úteis sobre como lavar roupa delicada. Vamos a isso!

Lavagem de roupa delicada à mão

Comecemos pela lavagem à mão. É a melhor opção para roupa delicada ou aquela que precisa de uma lavagem mais suave. Mas não se preocupe, não é nada complicado:

Leia a etiqueta da roupa: É importante verificar se há alguma instrução específica de lavagem. Mas não é nada complicado, só tem que ler! Faça uma festa no alguidar: Já é incomum temros tanques de lavar roupa à mão. O mais certo é ter um alguidar. Encha o alguidar com água, adicione sabão e misture bem. É hora de colocar a música e começar a festa! Mergulhe a roupa: Mergulhe a roupa na água e deixe-a curtir a festa por alguns minutos. Depois, dê-lhe uma massagem relaxante. Tire a roupa para dançar: Enxague a roupa com água limpa até q…
Read more
  • 0

Lotaria em segunda mão – vestido pode valer mais de 9000 Euros

[em desenvolvimento]

Uma jovem teve uma surpresa incrível ao comprar roupas de segunda mão. Comprou um vestido por cerca de 11 Euros, que acabou por ser uma peça de colecionador da marca Gianni Versace, podendo valer uma boa quantia de dinheiro.

A canadense Sarah Dunk partilhou a sua grande experiência num vídeo no TikTok, ficando chocada ao descobrir que havia comprado um vestido da marca de luxo Versace que poderia valer milhares de euros.

No vídeo, Sarah mostra um monte de roupas de onde retirou o vestido. É um vestido preto para uma ocasião noturna, com transparências. A certa altura mostra a etiqueta, que é nada menos que Gianni Versace.

O preço que pagou pela peça valiosa foi ridiculamente baixo: 17 dólares canadianos, aproximadamente 11 Euros. O vídeo viral já acumula 16 milhões de visualizações, deixando muitos surpresos.

A valor exacto deste vestido é desconhecido, mas pode ser encontrado no site 1stDibs.com, que co…

Read more
  • 0

Tendências Primavera / Verão 2023

[Em desenvolvimento] A moda primavera verão 2023 promete ser uma temporada repleta de cores vibrantes e ousadas, estampados florais e riscas marcantes. As cores metálicas, como prateado, dourado e bronze, serão uma das grandes tendências, trazendo um toque de glamour para as peças.

O roxo também será uma das cores em destaque na temporada, trazendo um ar de sofisticação e mistério para os looks. O azul do Pacífico e o lima, por sua vez, são opções mais ousadas e vibrantes, perfeitas para quem gosta de cores mais chamativas.

As transparências continuam em alta, trazendo um toque de sensualidade e leveza para as roupas. A seda é outro tecido que promete fazer sucesso na temporada, trazendo um aspeto feminino e delicado às peças.

Os estampados florais são uma das grandes tendências da moda primavera verão 2023, surgindo em diversas cores e tamanhos. Eles podem ser usados em roupas mais ousadas ou em combinações mais delicadas, dependendo do estilo…

Read more
  • 0

O fim das beatas

Pequenas e inocentes. A única culpa que atríbuimos às beatas é no mal que o tabaco faz aos fumadores. Na realidade ainda lhe atríbuimos um papel benigno, de filtrar algumas substâncias mais perigosas.

O que muitas vezes ignoramos é que, as pontas de cigarro, são a forma mais comum de lixo à face da terra, já que cerca de 4,5 trilhões de pontas de cigarro são deitadas fora todos os anos em todo o mundo.

As beatas atiradas ao acaso não são apenas uma questão estética ou de limpeza. Semeadas pelas ruas e praias espalham os quimicos retidos. As beatas, arrastadas pelo vento, acabam invariavelmente nos cursos de água e no mar. Formaldeído, nicotina, arsénico, chumbo, cobre, crómio e cádmio são alguns dos quimicos que espalham por aí.

Com o objectivo de acabar com este flagelo surgiu o "beat the butt", um projecto português, de elevado valor social, que se propõe acabar com as beatas na rua.

O projecto é constituido por várias iniciativas q…

Read more
  • 0

Toneladas de roupa formam Montanha no Deserto do Chile

De acordo com a noticia da TVI - Toneladas de desperdício de roupa formam montanha em deserto chileno | TVI24 (iol.pt) estima-se que mais de 39 mil toneldas de roupa se encontrem no deserto do Chile formando uma pilha gigante.

As roupas n#ao usadas, são feitas na china e sudeste Asiático. Estas roupa são compradas, de forma grossista, com o objectivo de serem revendidos na América do Sul. Estas peças são por norma restos de coleções feitas para serem vendidas na Europa e Estados Unidos.

Quando o porto de Iquique, o comprador da roupa, não a consegue vender acaba por descarta-la.

https://twitter.com/AFPphoto/status/1457890691451924480

De acordo com a AFP, cerca de 59 mil toneladas de roupa chegam todos os anos aos portos de Iquique para serem vendidos. No entanto, estima-se que pelo menos 39 mil toneladas de roupa que não encontraram comprador acabem por ser despejadas no deserto.

Estes têxteis, despejados no deserto não são …

Read more
  • 0

Como fazer a sua roupa durar mais e com melhor aspecto

Estender a vida útil das peças de roupa é fundamental para evitar o desperdicio. Já sabe que somos fãs da reutilização e da reciclagem. Mas mais importante que isto é que as roupas durem mais antes de passarem a trapos.

Algumas destas dicas são já sobejamente conhecidas, mas ainda assim não deixa de ser relevante dar a conhecê-las.

Dê atenção à qualidade da roupa que compra

Olhe para as etiquetas no momento da compra. Veja qual é a sua composição para fazer a melhor escolha.Tecidos que contenham algodão, seda ou linha têm normalmente mais durabilidade que as fibras sintéticas.

Olhe para as etiquetas no momento da lavagem

Siga as instruções nas etiquetas das peças de roupa. Não exagere na temperatura e veja os cuidados necesários. Veja o nosso guia de etiquetas e símbolos da roupa se tem dúvidas.

É importante dar o cuidado certo a cada peça. Temperaturas ou centrifugação excessiva pode estragar uma peça que não está preparada pa…

Read more
  • 0

Símbolos de lavagem de roupa

Se perguntar à sua mãe se conhece bem os símbolos de lavar a roupa, vai responder orgulhosamente que sim. O que há afinal para saber?Os símbolos são de facto intuitivos. Mas será que os conhece assim tão bem?É importante conhecê-los para poder lavar a sua roupa da forma mais adequada e segura.

Símbolos de lavagem à mão ou na máquina Tipo de lavagem

Por ordem da esquerda para a direita:

Lavagem à mãoLavagem na máquna: normalLavagem na máquina: moderado - escolha um ciclo de lavagem intermédio e centrifugação moderada. Lavagem na máquina: delicado - escolha um ciclo de lavagem curto e centrifugação muito moderada.Não lavar na máquina nem à mào. Apenas a seco. Verifique os símbolos de limpeza a seco. Temperatura

Há para a temperatura dois tipos de simbologia. Uma com pontos, mais simples. Outra com temperaturas em graus. Apresentamos ambas. Os símbolos em cada coluna são equivalentes.

Por ordem da esquerda para a direita:

Read more
  • 0

Covid roupa

Muita gente se interroga se o coronavírus, causador da Covid-19, pode ficar na roupa. Neste artigo vamos dar algumas dicas para tratar a sua roupa, com segurança, quando chega a casa, e o que deve fazer depois. Vamos completar o artigo o mais possível com ligações para fontes oficiais, como a DGS (Direcção Geral de Saúde). Em caso de dúvida siga sempre os procedimentos disponibilizados por fontes fide-dignas, como a DGS. Caso se justifique actualizaremos o artigo para conter a informação mais recente.

Em primeiro lugar é importante reafirmar que as medidas mais eficientes para evitar a propagação do Coronavírus, de acordo com a DGS são, por ordem:

Distanciamento social - ficar em casa, ou, no caso de sair por motivos profissionais ou compras manter uma distância de pelo menos 1 metroLavar bem as mãos, com água e sabão - a lavagem das mão assume um papel muito importante uma vez que são as mãos que entram em contacto com mais superficies. A facilidade com …
Read more
  • 0

Ana, vai devagar! [destaque]

Quando perguntamos a Ana Milhazes como prefere ser apresentada, responde com o seu currículo:

Socióloga, formadora, activista ambiental, instrutora de Yoga, autora do blogue “Ana, Go Slowly” e do livro “Vida Lixo Zero” e fundadora do movimento Lixo Zero Portugal. Vive com a missão diária de viver mais devagar e de fazer o mínimo de lixo possível, de partilhar os desafios que enfrenta e de inspirar a mudança. Já realizou mais de 150 palestras e workshops em escolas, empresas e em vários eventos.

É mesmo dificil acreditar que Ana Milhazes vá devagar com tudo aquilo que se propõe fazer. Mas é assim mesmo. Defende o slow living e o desperdicio zero. Hoje destacamos um projecto muito diferente do habitual. Um projecto de vida! O projecto de vida de Ana Milhazes:

Ana Go Slowlyhttp://www.anagoslowly.com/

Trabalhou quase 10 anos na área das Tecnologias de Informação. A certa altura o seu corpo e mente começaram a dar sinais que precisava de ouvir…

Read more
  • 0

Saco do pão

Se o pão é, simbolicamente, o alimento que sustenta da vida, o saco do pão deveria ser o simbolo da vida sustentável.

Ainda me lembro dos meus pais levarem o saco do pão quando iam à padaria. A certa altura o hábito perdeu-se. O saco do pão ainda existia lá por casa mas servia apenas para guardar o pão chegado da padaria. E depois nem isso. Chegaram outras "tecnologias" como a caixa do pão e o saco de plástico.

Para o bem e para o mal o plástico revolucionou a nossa vida. Passámos a ir despojadamente à padaria, ou supermercado, sem nada nas mãos, e a regressar faustosamente com o saco de plástico.

O problema deste despojo no caminho de ida começou a pagar-se anos mais tarde. Mais residuos para recolher, plásticos que se vão espalhando por um sem número de sitios, micro-plásticos que vão contaminando o ambiente e macro-plásticos que a vão sufocando a vida marinha.

O tradicional saco do pão

A aparente simplicidade que o plástico…

Read more
  • 0

Green Tag – a (in?)sustentabilidade da moda sustentável

We enjoy the freedom of expressing ourselves with the way we dress. But at what cost?

Tradução: Apreciamos a liberdade de nos exprimirmos na forma como nos vestimos. Mas aque custo?

É com esta premisa que é lançado o crowdfunding para o documentário "Green Tag", ou "Etiqueta verde" numa tradução mais ou menos livre e literal.

Is sustainability a trend or has it become a necessity for brands to survive in the market? Is sustainability profitable? Can profit be sustainable? If so in what way? And what is sustainability even?

Tradução: A sustentabilidade é uma tendência ou tornou-se uma necessidade das marcas para sobreviverem no mercado? A sustentabilidade é lucrativa? o lucro pode ser sustentável? Se sim, de que forma? E afinal o que é a sustentabilidade?

"Green tag" texto de apresentação

Este documentário propõe-se explorar os meandros da moda, com todas as suas redes e consequências., muito em particular da chamada "moda verde", que…

Read more
  • 0