Bem Vindo, visitante! [Registe-se | Entrar

Destaque: Projecto fruta feia, os vegetais na moda

Destaque 17 Dezembro, 2016

Bem sei que não se relaciona com vestuário ou moda, mas o projecto “Fruta Feia”, pelo seu lado inovador é bem merecedor do nosso destaque. É um projecto inspirador e que na nossa perspectiva vai muito além da alimentação. Numa sociedade da super produção, do standardizado e embalado o “Fruta Feia” surge como resposta. No fundo respeita e promove a diferença, porque, afinal, o interior é que conta. E isto também se aplica na fruta e legumes. Usando as palavras dos promotores “gente bonita come fruta feia”. Ou, dizemos nós, colocar os vegetais na moda! Acreditamos nesta ideia e que de alguma forma se relaciona com os principios do Roupeiro ao dar nova vida a algo que seria desaproveitado.

fruta-feia

Como surge o “Fruta Feia”?

Antes de existir o projecto, a ideia começou a fervilhar na cabeça da Isabel, a fundadora, ao aperceber-se do problema do desperdício alimentar. Existem diversos documentários que falam sobre o tema do desperdicio alimentar. A certa altura, o tio da Isabel, produtor de pêra e maçã no Norte, teve um ano de produção em que cerca de 40% do colheu não era vendável por razões unicamente estéticas, ainda que fossem extremamente deliciosas. Terá sido este o momento decisivo!
Isabel apercebeu-se que este problema não era exclusivo do seu tio, mas de toda a sociedade que continuamente deita fora produtos em óptimas condições de consumo. Neste momento a Isabel começou pensar seriamente neste problema e aqui surge a inspiração para o início do projecto. Elaborou um plano  para poder concorrer ao concurso da FAZ – Ideias de Origem Portuguesa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian em conjunto com a COTEC Portugal. Ganhou o 2º lugar na edição de 2013.
A verba ganha neste concurso não foi, contudo, suficiente para o arranque do projecto. Para o arranque pleno foi ainda necessária uma campanha de crowdfunding onde se obteve o  restante para a compra da carrinha entre outras necessidades.
sacos-fruta-feia

Que planos têm para o futuro?

A curto-médio prazo pretendem optimizar as delegações recém-abertas em Lisboa e Porto. E se possível abrir mais algumas nestes Distritos. Outro objectivo ainda é alargar o “Fruta Feia” até Coimbra.

Como se pode aderir ao projecto?
Dado estarmos na quadra natalícia é possível oferecer uma subscrição?

A adesão à Fruta Feia faz-se no site do Fruta Feia, online, http://frutafeia.pt/consumidor/register
Felizmente o projecto corre bem e não tem mãos a medir. A consequência é que, neste momento, caso pretenda aderir ou oferecer uma adesão ficará em lista de espera, à espera de vaga. Neste momento, caso se inscreva, o prazo poderá passar para além do Natal.

Não há Tags

  

  • 6 formas de usar um páreo

    por em 26 Julho, 2017 - 0 Comentários

    Olá meninas. Estamos em pleno Verão e a praia apetece. Apesar de febre dos páreos ter passado um pouco (quem não se lembra… eram oferecidos em revistas e tudo) continuo a adorar o conceito. São económicos e muito versáteis. Uma espécie de tela em branco à espera de ser usada da forma mais criativa e […]

  • Ordem: Transformar! 17 formas fáceis de dar uma nova vida à sua roupa

    por em 31 Julho, 2017 - 0 Comentários

    Quantas peças deixamos para trás por estarmos aborrecidas ou já não cumprirem a sua função inicial. Antes de de vender ou mesmo deitar para o lixo veja o que pode fazer. Deixamos algumas ideias fáceis para dar nova vida à sua roupa.

  • Magreza extrema não entra

    por em 7 Setembro, 2017 - 0 Comentários

    A LVMH e a Kering –  proorpietárias da Louis Vuitton, Christian Dior, Givenchy, Gucci e Saint Laurent – anunciaram que iriam deixar de recorrer a modelos de tamanho XXS e, nos casos de apresentações de roupas para adulto, a menores de 16 anos. Em comunicado, o magnata François-Henri Pinault, diretor da Kering, afirmou: “Esperamos inspirar […]

  • Tendências: Moda Outono / Inverno 2017 / 2018

    por em 17 Setembro, 2017 - 0 Comentários

    E hei-nos regressados à estação de Outono/Inverno. Esta estação propõe-nos cor, elegância e algum atrevimento nas cores. Mas melhor que descrever é ver. Veludo O veludo regressa. O ar quente e elegante que transmite volta a estar na moda. Vermelho A cor da estação vai ser o vermelho. Uma forma de continuar o Verão dentro […]