A Primavera começou e o Verão espreita e está na hora de olhar para as tendências deste ano. Esta Primaver/Verão proporciona-nos uma mistura inusitade de estilos. Temos umas mescla de influências dos quatro cantos do mundo e, pasme, da sua cama.
Influências do Japão, padrões, geométricos, peças com traços étnicos africano e o culminar, inspiração a partir do pijama. Apontamentos metálicos também entram no léxico e no guarda roupa com peças em tons de dourado ou prateado.
Do Japão com amor
Peças baseadas no Japão, em particular no Kimono. Com a caracterítica sobreposição de ambos os lados e com os cintos ou faixas que irão deixar as cinturas bem definidas e um figurino elegante.
Estes peças podem ser também usadas sem o cinto, com um resultado mais prático.
Padrões
Os estampados, geométricos ou florais estão na moda. Uma tendência que se vinca este ano
Franjas e folhos, folhos e franjas
A franjas e os folhos serão parte integrante da estação. Dão volume e criam movimento.
Ombros desnudos
Ombros à mostra fazem parte da estação. Alças simples ou peças um pouco mais complexas. Surgem em todos os estilos, desde o boémio ao mais formal. Muito sexy!
Muito brilho
O brilho metálico faz parte do roupeiro deste ano. Se nos anos anteriores vimos as lantejolas, este ano temos apontamentos sólidos de brilho. Prateados e dourados em saias, malas ou camisolas
Da cama para a rua
Quem nunca sonhou que saía à rua de pijama ou chegava à escola de chinelos atire a primeira pedra. Ou somos todos visionários da moda ou os desingers decidiram dar uma ajuda com fins terapêuticos para desmistificar o tema. Roupa arejada e prática. Só não vale sair directamente da cama para a rua.
Calçado
Se tivesse de definir em 3 espressões as novidades a nivel de calçado seriam: volume, cor e regresso das pontas afiladas.
De modo geral a disrupção não é grande. A mudança mais radical será o estilo “chinelo de quarto” que combina com que se passa ao nível do vestuário com os “pijamas de rua”.
Voltaremos a ver as gladiadoras e “lace-up”, as “mules” e os peep-toe. Este ano com mais cor, mais volume e assistimos também ao regresso das pontas mais afiladas que haviam desaparecido nas últimas colecções.
E já sabe o nosso mote. Inspire-se com as novidades e tendências, mas acima de tudo seja fiel a si própria. Recrie, reutilize e reinvente.